Geografia do México – Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais

O México (Estados Unidos Mexicanos) é um país localizado na América do Norte, sendo considerado por muitos estudiosos como a porta de entrada do mundo latino-americano, por conta da sua localização geográfica quanto a economia dos demais países localizados ao sul. Limita-se a norte com os Estados Unidos da América e a sul com a Guatemala e Belize, tendo uma extensão total de 1.972.547 km².

Características gerais

Bandeira

Capital: Cidade do México
Área: 1.972.547 km²
Moeda: Peso Mexicano
População: 116.901.761 habitantes (2012)
Densidade Demográfica: 55hab./km²
PIB: US$ 1.041 Trilhão
Idioma: Espanhol

Clima

O clima do México é basicamente tropical, com exceção do norte do país que é dominado pelo clima árido. É possível encontrar uma grande diversidade de temperaturas no país, podendo ao mesmo tempo encontrar as baixas temperaturas montanhosas até o calor das praias do litoral.

Relevo

O relevo mexicano é constituído de planícies costeiras próximas ao mar e montanhas na parte central do país. O ponto mais alto é o vulcão Orizaba, com aproximadamente 5.600m de altura, o terceiro maior da América do Norte.

Hidrografia

Toda a costa leste do país é banhada pelo Golfo do México. Dentre todos os seus rios, temos o destaque para o Rio Bravo, o mais longo e o Grijalva. Ao todo, os conjuntos hidrográficos são três, a Bacia do Atlântico, do Pacífico e as bacias sem saída para o mar, os Altiplanos.

Leia mais sobre o México clicando aqui.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Características gerais dos países da Copa 2014 (Grupos A e B) - Geografia Opinativa

  2. Pingback: Além das Confederações: México, a porta de entrada para o mundo latino - Geografia Opinativa

  3. Pingback: Geografia do Canadá - Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais - Geografia Opinativa

5 Comments

      1. guilherme Reply

        muito obriga o seu ensino me ajudou muito o brasil precisa de gente com você que ilumina as mentes dos outro e ajuda muto obrigado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.