Os maiores países do mundo

Rússia é o maior país do mundo. Na foto, o Teatro Bolshoi, localizado em Moscou. Por DmitriyGuryanov – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0.

Entre mais de 210 países no mundo, temos alguns que se destacam pelo seu tamanho, sejam grandes e atravessando dois continentes, ou sendo tão pequenos que só tem apenas uma cidade, como é o caso de Singapura (sim, Singapura agora é com “S”). Vamos então a lista com os maiores países do mundo.

10º Lugar – Argélia: 2,38 Milhões de Km²

O país localizado no norte da África é considerado o maior do continente e o décimo maior do mundo, fazendo divisa com sete outras nações do planeta, são elas Marrocos, Líbia, Tunísia, Níger, Mali, Mauritânia e Saara Ocidental.

9º Lugar – Cazaquistão: 2,72 Milhões de Km²

Já fez parte no passado da antiga União Soviética, o Cazaquistão, localizado na Ásia, sendo que tem uma pequena parte de território europeu, é o nono maior país do mundo e o quarto dentro do próprio continente, faz fronteira com outros gigantes como Rússia e China, além de outras fronteiras com o Uzbequistão, Quirguistão e Turcomenistão.

8º Lugar – Argentina: 2,78 Milhões de Km²

Os nossos hermanos ficam com a oitava posição. A terra do tango faz fronteira com outros quatro países além do Brasil, são eles: Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia, sendo o segundo maior país da América do Sul e o quarto de todas as Américas.

7º Lugar – Índia: 3,29 Milhões de Km²

Se pensarmos na enorme população do país, vemos que a sétima posição ainda é pouco, já que a densidade demográfica gira em torno de 310hab./km², considerada alta. O país é fronteiriço com Paquistão, China, Nepal, Butão, Mianma e Bangladesh, além do Sri Lanka, ilha localizada ao sul do país.

6º Lugar – Austrália: 7,69 Milhões de Km²

A ilha/massa continental localizada na Oceania fica bem distante da sétima posição (7,69 X 3,29 Milhões de Km² da Índia). O país não faz divisa terrestre com nenhum outro, alguns que ficam próximos são a Papua-Nova Guiné, Nova Zelândia e a Ilha de Nova Caledônia.

5º Lugar – Brasil: 8,51 Milhões de Km²

O Brasil é o maior país da América do Sul, terceiro maior de todas as Américas e quinto maior do mundo, uma característica única do nosso país é fazer fronteira com quase todos as nações do continente sul-americano, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, com exceção apenas de Chile e Equador.

4º Lugar – Estados Unidos: 9,37 Milhões de Km²

A grande potência mundial fica com o quarto maior território do mundo, o país localizado na América do Norte só perde dentro do continente para seus vizinhos do norte, o Canadá. Ao sul, o país faz fronteira com o México. Vale lembrar que neste número já vem somados os territórios do Hawaii e do Alasca, que não ficam anexados ao território estadunidense.

3º Lugar – China: 9,59 Milhões de Km²

Assim como a Índia, a China também tem uma enorme população (a maior do mundo), e seu território não fica para trás, em terceiro lugar. Localizado na Ásia, a China fez divisa com 14 países: Rússia, Mongólia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Afeganistão, Paquistão, Índia, Nepal, Butão, Mianma, Laos, Vietnã e Coréia do Norte.

2º Lugar – Canadá: 9,98 Milhões de Km²

Os canadenses tem o segundo maior território do mundo e primeiro do continente americano, fazem fronteira apenas com os EUA. Apesar do grande território, a população é pequena, causando uma baixíssima densidade demográfica.

1º Lugar – Rússia: 17,10 Milhões de Km²

Em primeiríssimo lugar temos a Rússia, de tão grande o país atravessa dois continentes, Ásia e Europa. No total, faz divisa com 14 país em toda sua extensão Leste/Oeste: Finlândia, Noruega, Bielorrússia, Lituânia, Estônia, Letônia, Polônia e Geórgia no lado europeu e Azerbaijão, Cazaquistão, China, Coréia do Norte e Mongólia do lado asiático.

Estes são os dez maiores países do mundo, deixe abaixo nos comentários sua opinião sobre a matéria.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Os menores países do mundo - Geografia Opinativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.