Além das Confederações: Itália, a terra das massas

Nossa série “Além das Confederações” está quase no fim, e na penúltima edição, vamos falar da Itália, o país localizado no centro-sul europeu, mais precisamente na península itálica, conhecida pelo famoso formato de “bota”.

A nação conhecida pelos seus pratos deliciosos e suas conhecidas massas, tem forte ligação com o Brasil, já que muitos deles migraram para as nossas terras no século XIX, por isso hoje temos muitos de seus descendentes em nosso território, e junto a isso, foram trazidas culturas e costumes do país europeu para cá.

A região que hoje fica o país já foi um grande império, o Império Romano, cujo centro era Roma, atual capital da Itália. Atualmente, a desenvolvida nação conta com bons indicadores sociais, o IDH é 0,912, considerado alto, as taxas de mortalidade e mortalidade infantil são baixas, assim como a taxa de fertilidade, de média de 1,4 filhos por mulher.

Assim como a maioria dos países da União Européia (UE), a Itália usa o euro como moeda. Como já foi falado, Roma é a capital e também a maior cidade do país, outras cidades como Milão, Nápoles e Turim também são muito populosas.

A Itália também é muito procurada por turistas, o Coliseu de Roma e a Santa Fé, na capital, a Torre de Pizza, em Pizza, e a cidade de Veneza são os principais destinos.

Em Roma, também localiza-se o Estado da Cidade do Vaticano, centro da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, a religião mais difundida no ocidente e também no país. O italiano é o idioma oficial.

A nação é banhada pelo mar mediterrâneo, é onde localizam-se as maiores ilhas pertencentes a Itália, a Sardenha e a Sicília, que são também as maiores do mediterrâneo. Esta última conhecida pelo vulcão Etna, um dos mais altos do mundo e o maior da Europa, com mais de 3300 metros. Outro famoso vulcão do país é o Vesúvio, que destruiu grandes cidades italianas na Idade Antiga.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.