Além das Confederações: Japão, a terra da tecnologia

Japão conserva tradições milenares e ao mesmo tempo é considerado o país da tecnologia

Hoje é a vez de falarmos do primeiro adversário do Brasil na Copa das Confederações, o Japão, conhecido pelas suas tradições que remontam milênios e também por seus grandes índices de qualidade sociais, um dos mais altos do mundo e claro, também conhecido por sua avançada tecnologia, o tornando referência em todo mundo.

O Japão na verdade é um país formado por ilhas no extremo oriente asiático, com alto desenvolvimento tecnológico, casa de muitas das maiores empresas do ramo no planeta. Obviamente, não faz fronteira terrestre com nenhum outro país, porém está localizado próximo de nações como Coréia do Sul, Coréia do Norte, China e Rússia.

Para quem não sabe, o Japão é governado por um imperador. A capital e ao mesmo tempo maior cidade é Tóquio, uma das maiores metrópoles do mundo, a moeda é o Iene e o idioma o japonês. É em Tóquio inclusive que está localizada a famosa Universidade de Tóquio, símbolo da grande qualidade educacional que se tem no Japão.

O país tem uma grande população, a décima maior do mundo com cerca de 127 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica que chega a 337 hab./km². Falando em população, os índices sociais japoneses são invejáveis em todo o mundo, o IDH é de aproximadamente 0,912, o maior da Ásia e um dos maiores do mundo, as taxas de violência e de desigualdades são muito baixas, outro motivo de orgulho da população.

Também temos que destacar o Monte Fuji, o ponto mais alto do país impressiona por sua beleza.

Um dos maiores problemas do Japão tem mais a ver com sua localização geográfica, pois a ilha principal esta localizada em cima do encontro de duas grandes placas tectônicas como a da Eurásia e do Pacífico, além de outras secundárias, isto é a causa de muitos terremotos no país, como aconteceu em 2011, que desencadeou em um tsunami e um acidente nuclear, o pior da história, ultrapassando inclusive Chernobyl, na Ucrânia.

E por último, temos uma informação curiosa, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão e por sua vez, os brasileiros são os que mais migram para o país asiático, a frente até mesmo de chineses e coreanos, isto mostra a grande união entre as duas nações.

Mais do Além das Confederações:
Uruguai, os nossos vizinhos do sul
Tahiti, a maior ilha da Polinésia Francesa
Espanha, a terra da tourada
Nigéria, um dos países mais pobres do mundo

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.