Além das Confederações: México, a porta de entrada para o mundo latino

O México tem uma das culturas mais interessantes de todo o mundo

Continuando com a nossa série “Além das Confederações”, vamos falar do México, o país localizado na América do Norte tem culturas bem parecidas com as nossas, adora uma boa comida apimentada e também futebol.

Pertencente a América Latina, o país tem um território de aproximadamente 1,9 milhões de km², a capital do país é a Cidade do México, porém também existem grandes como Guadalajara, Torreón, Puebla e Tijuana, esta última que faz fronteira com a cidade americana de San Diego, levando em conta que o país é a porta de entrada para a migração para os vizinhos do norte.

Na Idade Moderna, antes da invasão espanhola, o povo Azteca dominava a região que hoje corresponde ao México, e antes, os Maias também viveram perto da península de Yucatán.

O peso mexicano é a moeda usada no país, os indicadores populacionais são razoáveis, como por exemplo o IDH de 0,775, considerado médio. O México sofre com problemas de qualquer país subdesenvolvido, um exemplo é a violência, Ciudad Juarez e Acapulco, por exemplo, são consideradas umas das cidades mais perigosas da América.

O turismo também é bem grande no país, as praias de Cancún são apontadas como uma das mais belas do mundo, além dos vestígios das colonizações pré-colombianas, como a pirâmide de Chichén Itzá, que recebe muitos visitantes.

A religião é basicamente o catolicismo, que domina a maior parte da população de aproximadamente 117 milhões de pessoas, sendo a segunda maior população católica do mundo, só atrás do Brasil.

No esporte, o futebol é bem popular entre os mexicanos, inclusive o país já sediou duas copas do mundo, uma delas vencida pelo Brasil em 1970, e concorre para sediar a terceira, em 2026. Em 2011, a cidade de Guadalajara sediou os Jogos Pan-Americanos. O Frónton e a Luta Livre, em que os lutadores usam máscaras coloridas também são muito populares, sem falar na tradição do país nos saltos ornamentais.

Leia mais sobre este encantador país clicando aqui.

Mais do Além das Confederações:
Japão, a terra da tecnologia
Uruguai, os nossos vizinhos do sul
Tahiti, a maior ilha da Polinésia Francesa
Espanha, a terra da tourada
Nigéria, um dos países mais pobres do mundo

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Geografia do México - Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais - Geografia Opinativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.