Geografia da Argentina - Características Gerais, Relevo, Hidrografia e Clima


A Argentina é um país localizado na América do Sul, fazendo fronteira ao leste com o Uruguai, a nordeste com o Brasil e o Paraguai, a oeste e sul com o Chile e ao norte com a Bolívia, a Argentina é considerado um dos melhores países para se viver (com base no IDH - 0,811) da América Latina, e é o segundo maior país em extensão territorial do continente sul-americano.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Bandeira
Capital: Buenos Aires
Área: 2.780.400 km²
Moeda: Peso Argentino
População: 41.281.631 habitantes (2012)
Densidade Demográfica: 14 hab./km²
PIB: US$ 711 Bilhões
Idioma: Espanhol (Castelhano)

CLIMA

O clima da argentina é bem diversificado e costuma variar dependendo da região. Temperaturas bem baixas são encontradas no extremo sul e a oeste na região das altas altitudes dos Andes, já ao norte o clima subtropical (parecido com clima da região sul do Brasil) varia de um frio leve no inverno e calor moderado no verão. O verão do centro-sul do país também pode ter temperaturas amenas e invernos frios. Nas redondezas andinas, o clima costuma variar do árido ao semiárido. Já na patagônia, as temperaturas costumam ser baixas e o clima seco.


RELEVO

O relevo argentino basicamente tem dois contrastes, o primeiro é a oeste, com as conhecidas grandes altitudes da Cordilheira dos Andes e a leste, as planícies banhadas pelo Rio Paraná, que estende-se no restante do território. Os pampas também caracterizam o relevo argentino. Em seu território também podem-se avistar depressões salinas. Entre os rios Paraná e Uruguai, também encontramos uma planície conhecida como Mesopotâmia Argentina.

HIDROGRAFIA

O principal Rio da Argentina é o Rio da Prata, localizado na rede hidrográfica mais importante do país, a vertente atlântica. Junto a ela, temos a vertente do Pacífico, ligada ao oceano homônimo ao sul dos Andes e as chamadas bacias internas, que localizam-se em várias áreas do território.





Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »