Geografia dos Estados Unidos – Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais

Para encerrar a nossa matéria sobre os países da América do Norte, temos os Estados Unidos da América, país localizado no centro do continente, os EUA fazem fronteira ao sul com o México e ao norte com o Canadá, além de uma grande proximidade com Rússia por meio do Estreito de Bering, região que divide a extremo leste do maior país do mundo com o Alasca (EUA). O país hoje tem a maior economia do mundo e é considerada a maior potência do planeta, é banhado pelo Oceano Atlântico a leste e Pacífico a oeste.

Características gerais

Bandeira

Capital: Washington D.C;
Área: 9.371.175 km² (Quarto maior do mundo);
Moeda: Dólar;
População: 308.745.538 de habitantes;
PIB: US$ 15,065 trilhões;
Idioma: Inglês;
Principais Cidades: Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, Houston e Filadélfia.

Clima

O clima dos Estados Unidos da América varia bastante dependendo da região, vai desde do subtropical da região da Flórida, por exemplo, o temperado na costa leste, onde ficam boa parte das grandes cidades, até o clima frio e polar do Alasca, além dos desertos áridos no centro-sul e o clima mediterrânico na região da Califórnia, com invernos amenos e verões com temperaturas um pouco mais elevadas.

Relevo

Uma atração a parte da costa oeste americana são as Montanhas Rochosas, que atravessam boa parte do país, sendo a maior cadeia de montanhas dos Estados Unidos. No resto temos a presença de grandes planícies e até depressões no centro do território americano, não podendo esquecer também dos Apalaches, outra região elevações suaves, que estendem-se próximo a costa leste americana até o Canadá .

Hidrografia

A hidrografia americana gira entorno de rios importantes como o Hudson (Nova Iorque) e Missouri-Mississípi, o maior do país. É importante também destacar o Rio Grande, que divide EUA e México.

Acesse aqui sobre a vegetação dos EUA

Leia as nossas outras matérias sobre os países da América do Norte:

Geografia do Canadá – Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais
Geografia do México – Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.