Os idiomas mais falados do mundo

Mandarim e Hindi encabeçam a lista

No mundo atualmente são falados diversos idiomas, porém alguns destacam-se por serem oficialmente usados em vários países, como é o caso do nosso português, falado aqui, em Portugal, Angola, Moçambique, Timor-Leste, entre outros. O idioma também pode ser considerado uma herança da colonização de diversas nações, que acabam adquirindo a língua de suas metrópoles.

Enfim, mais o fato é que hoje temos o inglês como uma língua universal, isso faz muitas pessoas acharem que    o idioma é o mais falado do mundo, mas será que é mesmo?

Na verdade, o inglês é a língua usada por mais países no planeta, porém não a mais falada. O Mandarim lidera a lista, sendo falado na China e em outras regiões da Ásia, isso justifica-se pelo fato que a população chinesa é a maior do mundo, vale o mesmo para o Hindi, que fica em segundo lugar, falado na Índia e em regiões próximas.

A terceira posição é uma surpresa, o Espanhol, idioma oficial da Espanha e de boa parte dos países da América. O inglês acaba com o quarto lugar, falado em praticamente todos os continentes do mundo, é considerada, como já foi dito, a língua universal.

O Árabe, muito difundido no Oriente Médio é o quinto idioma mais falado do mundo. Em sexto aparece o nosso português, sendo a língua oficial do Brasil, de Portugal e de muitos países da África e até Ásia.

Depois aparecem idiomas como o bengali, russo, japonês, francês e alemão.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.