Os próximos onze


A décadas atrás, com base em estudos, Brasil, Rússia, Índia e China foram destacados como economias que teriam grande poder no cenário mundial futuramente. Esta previsão realmente cumpriu-se, principalmente se formos levar em conta o crescimento do PIB destes países, como a China, foi aí que criou-se o BRIC, que futuramente ganhou a entrada da África do Sul.

Tais estudos não pararam e continuaram avançando. Com base nos dados de hoje, constatou-se que alguns países também teriam grande crescimento econômico futuramente, eram "Os Próximos Onze" (Next 11 - N11).

Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Coréia do Sul, Turquia e Vietnã são considerados os onze países que no futuro poderiam alcançar grande crescimento, figurando entre as potências emergentes do mundo.

Neste grupo, Coréia do Sul, Turquia, México, Indonésia e Filipinas apresentariam economias que facilmente confirmariam tal lista, os restantes teriam que enfrentar alguns desafios que poderiam barrar o crescimento.

* A lista foi feita pelo grupo financeiro internacional Goldman Sachs.
Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »