Sol de Maio: Conheça o significado do sol presente nas bandeiras do Uruguai e Argentina

Os dois países sul-americanos tem bandeiras bem similares

As bandeiras do Uruguai e Argentina são bem parecidas, também por usarem as mesmas cores (azul e branco), mas principalmente por apresentarem um sol com rosto humano desenhado, tanto na bandeira, tanto no brasão.

Porém, o que poucos sabem é que este símbolo presente no estandarte de ambos os países é o mesmo, ou pelo menos tem o mesmo significado. Tudo começou com o início do processo de independência dos países que antes formavam um só reino em conjunto com a Espanha, que acontecera no mês de maio de 1810, daí veio a denominação “Sol de Mayo”.

Já o significado do sol vem de uma representação de um Deus Inca, povo este que habitou a região dos Andes até a invasão espanhola no século XV, se transformando no símbolo desta revolução.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.