Apalaches – uma das cadeias de montanhas mais antigas da Terra

A Cordilheira dos Apalaches são uma cadeia de montanhas localizada próxima da costa leste dos Estados Unidos e Canadá, desde de Gaspé, na província de Quebec, até o estado do Alabama, em território americano.

Foram criadas no paleozoico, são dobramentos antigos, com idade milhões de anos superior aos Andes e o Himalaia, por exemplo, que são dobramentos modernos. É uma região rica em carvão e ferro, tendo como ponto mais alto o Monte Mitchell, com mais de 2000 metros de altura.

Os Apalaches também são casa de vários animais, entre eles os uapiti, tipo de veado considerado uma sub-espécie do veado-vermelho.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Estrutura Geológica: Escudos Cristalinos, Dobramentos e Bacias Sedimentares - Geografia Opinativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.