Estrutura Geológica: Escudos Cristalinos, Dobramentos e Bacias Sedimentares

Uma estrutura geológica é formada por diferentes tipos de terrenos que constituem características distintas. Algumas mais antigas e sólidas, outras recentes e fracas, cada uma com sua peculiaridade. São elas: Escudos Cristalinos (Maciços Antigos), Dobramentos (Antigos ou Recentes) e Bacias Sedimentares.

Escudos Cristalinos – São mais antigos e muito resistentes, geralmente constituindo planaltos e ricos em ferro. Foram formados por materiais vulcânicos há milhões de anos, indo desde rochas magmáticas até metamórficas, entre elas o granito. A Serra do Mar e a Serra dos Carajás são bons exemplos localizados no Brasil.

Dobramentos – Dobramentos são estruturas formadas pela compressão por forças tectônicas. As rochas comprimidas pertencem ao grupo das magmáticas ou das sedimentares e precisam ser pouco resistentes para serem dobradas. Dividem-se entre modernos (Andes, Himalaia, entre outros) e antigos (Apalaches, por exemplo).

Bacias Sedimentares – O mais frágil dos três terrenos, é constituindo por sedimentos acumulados por milhões de anos, desde de dejetos da era glacial até os dias atuais. É rico em carvão mineral e petróleo e cobre a maior parte do território brasileiro.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

2 Comments

  1. Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia Reply

    Há um equívoco na definição de dobramentos. Eles não resultam de derrames basálticos e sim, da convergência de placas tectônicas. A ” terra roxa” resulta de derrames basálticos na Bacia Sedimentar do Paraná e não tem nada a ver com dobramentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.