Fronteiras dos continentes

A fronteira dos continentes é algo que gera muitas polêmicas, porque existem diferentes convenções sobre a linha de possa dividir uma massa continental, no caso da Eurásia, por exemplo, ou então ilhas que não estão anexadas a nenhum continente.

A primeira controvérsia é a quantidade de continentes que existem, alguns estudiosos acreditam em cinco, outros até em oito. Isso se dá por conta de que a América por vezes é vista como um só continente por alguns e dividida em América do Norte (onde América Central faria parte dela) e do Sul, ao ainda em do Norte, Central e do Sul. Também há alguns geógrafos que veem Europa e Ásia como dois continentes distintos ou somente como Eurásia.

Os continentes então poderiam somar sete:
– Oceania
– Ásia
– América do Norte
– América Central
– América do Sul
– Europa
– África
– Antártica

Seis com a junção de América do Norte e Central, cinco com a América como uma só ou com a Eurásia no lugar de Ásia e Europa.

FRONTEIRAS DOS CONTINENTES: ÁSIA E EUROPA

Esta talvez seja a maior polêmica. Sabemos, por exemplo, que Rússia e Turquia são nações transcontinentais, pois estão localizadas em ambos os continentes. No caso turco, temos o pequeno estreito de Bósforo entre a Trácia (região europeia) e a península da Anatólia (ásia).

Na Rússia, tal divisão é feita pelos Montes Urais, e ao sul, pela região do Cáucaso, onde estão localizados alguns países como Armênia e Geórgia. Também temos alguns casos de nações que estão localizadas geograficamente na Ásia, porém, por razões culturais, ficam na Europa, como é o caso do Chipre. O Cazaquistão, apesar de ter a maior parte do seu território na Ásia, tem uma porção no lado leste do Rio Ural, sendo assim, pode-se dizer que o Cazaquistão é uma nação transcontinental, porém, em todo caso, o país é ainda considerado asiático.

Armênia, Geórgia e Azerbaijão estão localizados mais a leste do que a península da Anatólia (Ásia), porém, assim como Chipre, geralmente são enquadrados no eixo europeu, apesar de uma parte destes países ficarem a leste do Cáucaso, que define a divisa entre Europa e Ásia, sendo assim, também são nações transcontinentais.

ÁSIA E ÁFRICA

O território africano tem uma pequena ligação com a Ásia, pela península de Sinai, em uma linha feita no continente pelo canal artificial de Suez, que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo. Seguindo esta lógica, parte da península de Sinai, pertencente ao Egito, está localizado na Ásia, o que faria o país uma nação transcontinental, apesar de raramente ser vista assim.

AMÉRICA DO NORTE/CENTRAL E DO SUL

A América Central é ligada a do sul pelo istmo do Panamá a Colômbia. O canal do Panamá, por ser artificial, poucas vezes é usado para delimitar a América Central, se isto fosse assim, o país seria transcontinental. Na maioria das vezes, a região de Darién (que fica ao longo de Panamá e Colômbia) é usada para discernir os dois continentes. Para todos os modos, o Panamá é inteiramente na América Central e a Colômbia totalmente na do sul.

ÁSIA E OCEANIA

As ilhas da Indonésia, comumente associadas ao sudeste asiático, são, por vezes, colocadas como parte da Oceania. Diferentes linhas imaginárias são usadas para discernir o continente das ilhas mais orientais da Indonésia, sendo elas divididas por fatores geográficos, geológicos e culturais. O Timor-Leste, que divide a ilha de Timor com os indonésios, apesar de geograficamente parecer mais próximo da Oceania, é classificado como um país asiático.

Existem também outras polêmicas na divisão de continentes, como no caso das ilhas, territórios ultramarinos, etc.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.