Geografia da Venezuela – Relevo, Hidrografia, Clima, Características Gerais

A Venezuela (República Bolivariana da Venezuela) é um país localizado na costa norte da América do Sul, sendo fronteiriço ao sul com o Brasil, a norte com o Oceano Atlântico, a leste com a Guiana e a oeste com a Colômbia. Tem uma qualidade de vida estimada em 0,748 (em um índice de 0 a 1) e sofreu uma recente perda com a morte do ex-presidente Hugo Chávez, dando lugar a eleição de Nicolás Maduro.

Características gerais

Bandeira

Capital: Caracas
Área: 916 mil km²
Moeda: Bolívar Venezuelano
População: Aproximadamente 28.893.000 habitantes
Densidade Demográfica: 30 hab./km²
PIB: US$ 223 Milhões
Idioma: Espanhol

As maiores cidades venezuelanas são: Caracas, Maracaibo, Maracay, Valencia e Barquisimeto.

Clima

A Venezuela está inteiramente localizada na faixa tropical, porém as temperaturas costumam variar por conta da altitude, que vão desde 29ºC nas baixas altitudes, até o frio constante nas regiões montanhosas.

Relevo

O relevo venezuelano é muito variado, encontramos muitos planaltos, como o Planalto das Guianas, a oeste da bacia do Orinoco, as altas elevações dos Andes a noroeste do país, planícies do centro-sul e elevações andinas ao norte.

Hidrografia

O principal rio da Venezuela é o Rio Orinoco, que constitui a principal bacia hidrográfica do país com seus afluentes, como o Rio Caroni, deixando suas águas no Atlântico. Os demais rios são curtos e pouco navegáveis.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.