Os biomas brasileiros


Nosso país é caracterizado por sua incrível diversidade cultural e étnica, porém, tal diversidade não se restringe apenas aos planos sociais, talvez por conta das suas dimensões continentais, o território brasileiro apresenta diferentes tipos de biomas, que são na verdade um conjunto de características naturais (fauna e flora) que caracterizam tal território ou parte dele.

AMAZÔNIA

O maior em extensão territorial, toma por completo os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Rondônia, além do norte do Mato Grosso do Sul e oeste de Tocantins e Maranhão, é caracterizado pelas florestas com árvores altas e largas, geralmente bem próximas uma das outras e contam com grande diversidade biológica. É neste bioma que encontramos o Rio Amazonas, o maior rio do planeta. As temperaturas são quentes e o clima úmido.

CERRADO

Este tipo de bioma, ao contrário do que muitos pensam, é rica em biodiversidade, tanto animal, tanto vegetal, as temperaturas também costumam ser elevadas caracterizada pelo clima tropical. É onde encontram-se vegetação de pequeno porte, com gramídeas, arbustos e árvores retorcidas. O cerrado é o bioma dominante no oeste da região nordestina do Brasil, no centro-oeste, no sudeste e também pode ser encontrada no extremo norte do Paraná.

MATA ATLÂNTICA


Hoje a Mata Atlântica é apenas um vestígio mínimo do que ela já foi um dia, predominante no litoral, estendia-se da costa do Rio Grande do Norte ao do Rio Grande do Sul, sendo minimizada em pequenos pontos no mapa atualmente. O bioma é encontrado na faixa litorânea do sul da Bahia até o norte gaúcho, encobrindo todo o território do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Parte dos estados de São Paulo, Goiás, Alagoas e Mato Grosso do Sul também fazem deste bioma. As florestas tem árvores de porte médio e também pode ser considerado um bioma rico em biodiversidade.

CAATINGA

A Caatinga domina o centro e o leste da região nordeste do Brasil, é líder em biodiversidade própria, algumas espécies animais e vegetais só podem ser encontrados ali. É caracterizado pelo clima semi-árido e áreas abertas, de vegetação de pequeno porte. As fortes secas também são comuns na região.

PAMPA

Os campos gaúchos (também conhecidos como Estepes), com grandes áreas "vazias", muito boas para a pecuária caracterizam o pampa. Não pode ser encontrado em outro estado brasileiro. O clima geralmente é chuvoso, também podendo ser visto em território uruguaio e argentino.

PANTANAL

O pantanal é um bioma praticamente exclusivo brasileiro, dominando o noroeste do Mato Grosso do Sul e o sul do território mato-grossense. O pantanal é caracterizado por suas terras inundáveis, além da vegetação baixa, geralmente com muitos arbustos. Em alguns casos, árvores grandes e largas também podem ser encontradas.




Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »