Os maiores rios do mundo


A hidrografia dos continentes apresenta rios bem extensos, no Brasil temos o maior deles, o Amazonas, outro muito extenso é o Rio São Francisco, entre outros de grande importância até mesmo econômica, sem contar a exuberância de muitos, fora do Brasil podemos citar o famoso Rio Sena, de Paris. Neste universo de rios, separamos os dez que destacam-se pela sua extensão total, desde a nascente até o delta, confira:

10º LUGAR - RIO LENA

O rio localizado na parte asiática da Rússia, corta o país de norte a sul desaguando no Oceano Ártico, tendo 4.260 km de extensão e um delta de 11 mil km².

9º LUGAR - RIO CONGO

O antigo rio Zaire é considerado o nono maior rio do mundo e o segundo da África, seus afluentes atravessam Angola, Congo e RD Congo, com seus 4.370 km de extensão.

8º LUGAR - RIO AMUR

Os  4.440 km de extensão do Rio Amur estão localizados quase inteiramente em território russo, constituindo uma boa parte da fronteira com a China, na parte oriental da divisa dos dois países.

7º LUGAR - RIO AMARELO

O Rio Amarelo tem 4.670 km e é um dos mais importantes rios da China, tanto na constituição da bacia hidrográfica tanto na produção econômica.

6º LUGAR - RIO OB-IRTYSH

O rio russo é a junção dos afluentes do Ob e do Irtysh, o segundo tem um trecho no Cazaquistão. Com 5.410 km² de extensão, desemboca-se no Ártico.

5º LUGAR - RIO YENISEI 


O maior rio da Rússia é um dos mais importantes da Ásia, com 5.550 km, tem alguns trechos na Mongólia.

4º LUGAR - RIO MISSOURI-MISSISSÍPI

Rio localizado em território estadunidense, na verdade é constituído pelos rios Mississípi e Missouri, o segundo é um afluente do primeiro, transformando-se no quarto maior rio do mundo, com 6.720 km.

3º LUGAR - RIO YANG-TSÉ

O rio chinês também pode ser chamado de Rio Azul, tem 6.400 km de extensão. É o maior da Ásia, assim como o Rio Amarelo, tem grande importância cultural e econômica na China.

2º LUGAR - RIO NILO

O Rio Nilo é o maior rio da África, nasce no Sudão, próximo ao Lago Vitória até seu delta perto do Cairo, Egito. No contexto histórico, o Nilo talvez seja o mais importante do mundo, fato determinante para o surgimento do Império Egípcio na Idade Antiga. Tem 6.700 km de extensão total.

1º LUGAR - RIO AMAZONAS

Localizado na América do Sul, o Amazonas é o maior e mais profundo rio do mundo. Nasce no Peru, até desembocar no Oceano Atlântico, próximo a Ilha do Marajó. A maior parte do rio está em território brasileiro, inclusive atravessando a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. Tem 6.940 km no total.






Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »