Os menores países do mundo

A pouco tempo postamos aqui no GO. uma lista com os maiores países do mundo, agora acompanhe o ranking com as menores nações do planeta.

10º LUGAR – MALTA

O país-ilha localizado na Europa, mais precisamente no sul do continente, abaixo da ilha da Sicília, na Itália, tem 316 km².

9º LUGAR – MALDIVAS

O arquipélago das Maldivas está localizado no Oceano Índico, ao sul da Índia, tendo 298 km², é o nono menor país do mundo e o menor do continente asiático.

8º LUGAR – SÃO CRISTÓVÃO E NÉVIS

São Cristóvão e Névis é uma ilha localizada no Caribe, antes fazia parte das Antilhas Holandesas. Tendo 269 km², é o menor país da América Central.

7º LUGAR – ILHAS MARSHALL

A pequena ilha fica localizada na Oceania, sendo banhado pelo Oceano Pacífico. Tem apenas 181 km².

6º LUGAR – LIECHTENSTEIN

Liechtenstein (ou Listenstaine) é um desenvolvido país europeu que tem 160 km² encravado nos Alpes perto de países como Áustria e Suíça.

5º LUGAR – SAN MARINO

Outro país localizado na Europa, mais precisamente encravado no leste da Itália, San Marino tem meros 60,5 km². É um país muito rico com uma das maiores rendas do mundo, conhecido pelo GP de San Marino, uma corrida de Fórmula 1 .

4º LUGAR – TUVALU

Este arquipélago formado por pequenas ilhas da Oceania sofre com problemas do avanço do mar, sendo que futuramente seus 24 km² podem desaparecer completamente do mapa. Funafuti é a capital do lugar.

3º LUGAR – NAURU

O menor país da Oceania, Nauru tem um território um pouco menor que Tuvalu, de 21 km². É composto por uma ilha isolada próximo da Linha do Equador. Também pode ser considerado o menor país insular do planeta.

2º LUGAR – MÔNACO

O Principado de Mônaco é um país europeu minúsculo, de apenas 1,95 km². Conhecido também pelo GP de Monte Carlo, Mônaco é um país riquíssimo, ficando ao sul da França, tem um custo de vida altíssimo.

1º LUGAR – CIDADE DO ESTADO DO VATICANO

O Vaticano tem apenas 0,44 km², dentro da Cidade de Roma, a cidade-país é composta, além do Vaticano, também pela Santa Sé. É a casa da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Conta com pouco menos de 800 habitantes, todos desempenhando uma função dentro do país.
Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.