Os Tipos de Ilhas: Continental e Oceânica

Pode-se considerar uma ilha toda a porção de terra rodeada pelo oceano, sendo limitada por uma extensão territorial.

Eles classificam-se em dois tipos: Continental e Oceânica.

As ilhas continentais geralmente ficam próximas a terra firme, sendo nada mais que uma extensão do território continental, tendo áreas inundadas que acabaram “separando-se” do restante do continente. Resumindo, uma ilha continental provém da mesma base que a terra firme, sendo apenas uma continuação da mesma.

Uma ilha oceânica é exatamente o oposto, quando não existe qualquer ligação com o continente, quando a ilha tem uma base distinta, podendo inclusive ser a ponta de uma montanha submarina. Elas subdividem-se em vulcânicas e coralígenas. A primeira é formada por erupções vulcânicas, onde a lava condensa-se, formando uma porção de terra em meio ao oceano, portanto, uma ilha. As ilhas coralígenas são formadas pelo acumulo de corais.

Existem outros tipos para classificação de uma ilha, como por exemplo, as ilhas marinhas (localizadas no oceano), ilhas fluviais (rios), ilhas lacustres (lagos) e ilhas marítimo-fluviais (na transição entre rio e mar, como é o caso do Marajó).

Também encontramos no oceano os atóis, tais ilhas coralígenas tem formato anelar, formando pequenas porções de terra ao redor de uma laguna. Um arquipélago é um conjunto de ilhas muito próximas.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.