Região Nordeste – Características gerais, Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia

A região nordeste do Brasil é a terceira maior região (por extensão territorial, cerca de 1.558.196 km²) do país, constituída por nove estados: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).

A população de cerca de 53 milhões de habitantes é concentrada nas principais cidades, a maior delas é Salvador (BA), seguida por Fortaleza (CE), Recife (PE) e São Luís (MA). A região apresenta uma qualidade de vida média, o Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,659. A densidade demográfica gira em torno de 32 hab./km².

Baixe os mapas dos estados da região Nordeste, feitos pelo Geografia Opinativa. Clique aqui.

A capital brasileira foi muito tempo localizada na região, Salvador, hoje capital da Bahia e quarta cidade mais populosa do Brasil.

É subdividida em outras quatro regiões, o Meio-Norte, ocupando toda a área do estado do Maranhão e o oeste e sul do Piauí, o Sertão, a maior sub-região, que corta todo o oeste da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, todo o território cearense e o leste do Piauí, a Zona da Mata, que domina todo o litoral leste da região, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. O Agreste fica entre o Sertão e a Zona da Mata, uma faixa também desde a BA até RN.

Clima

O clima é quente na maior parte do ano, atingindo facilmente mais de 30ºC no verão. O clima semiárido domina todo o sertão nordestino, caracterizado pelas poucas chuvas e baixa umidade. O clima tropical também é muito difundido, encontrado na região litorânea da região com chuvas bem definidas. O clima equatorial úmido é encontrado esparsamente em algumas partes do Maranhão, lugar onde costuma ter alta pluviosidade.

Relevo

O relevo nordestino é remontado basicamente pelo Planalto da Borborema, localizado a leste, uma das principais causas pela secura do sertão, já que o planalto impede a chegada de chuvas a região, causando grandes estiagens, a Bacia do Rio Parnaíba, a oeste, e algumas elevações, como as chapadas e os planaltos, um exemplo é a Chapada de Diamantina. Ao litoral vemos as planícies.

Vegetação

A vegetação é bem diversificada, no litoral encontra-se algumas áreas espalhadas de Mata Atlântica (que já dominou todo o litoral leste brasileiro no passado), o Cerrado é visto no centro-oeste da região, indo desde o sul do Maranhão até o oeste da Bahia, é a famosa vegetação com árvores pequenas e retorcidas. A Caatinga é encontrada no sertão, dominando a maior parte do nordeste. A Mata dos Cocais fica entre os estados do Maranhão e Piauí, é uma zona de transição da Amazônia e Caatinga. Mangues estão localizados nas regiões litorâneas e, no extremo oeste maranhense, encontramos a Floresta Amazônica.

Hidrografia

Os principais rios da região nordeste são o Rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais (Região Sudeste) até a divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe, e o Rio Parnaíba, o norte da região. A Bacia Maranhense também tem grande importância.

Veja mais sobre a economia da região nordeste aqui

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: O NORDESTE, na escala de MILTON SANTOS – GeoAplicação

36 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.