Alguns lugares que podem ser submersos pela subida das marés

Hoje sabemos que o aquecimento global é um dos principais problemas naturais da Terra, uma das suas consequências são o subimento dos oceanos, causado pelo o derretimento das geleiras nos polos do planeta.

Com isso, é muito provável que alguns lugares podem simplesmente desaparecer do mapa, ficando submersos, provocando o evacuamento de muitas áreas ao redor do globo.

ROTERDÃ (HOLANDA)

Não só Roterdã, mas como boa parte parte da Holanda pode, com o avanço dos oceanos, ser “engolida” pelo mar. Pelo fato de toda região estar abaixo no nível do oceano, existem por lá muitos diques e barragens que impedem o avanço do mar, porém, mesmo toda tecnologia holandesa pode ser fraca para conter a ferocidade da natureza.

TUVALU

O pequeno arquipélago paradisíaco localizado na Oceania pode estar com os dias contados. Atualmente, o avanço das marés já está atrapalhando muito a população da região, a maioria sem grande poder aquisitivo, o que atrapalha ainda mais a “salvação” do lugar, sem condições de construções de grandes e modernos esquemas de drenagem.

KIRIBATI

Na mesma situação de Tuvalu, outra ilha oceânica corre também sério risco de desaparecimento. Conforme foi postado no site  Mega Curioso, a situação é tão preocupante que o presidente do lugar tentou comprar uma ilha vizinha para escoar a população.

SEYCHELLES

Outro lugar paradisíaco, localizado na costa leste africana, no Oceano Índico, Seychelles é mais um lugar que pode desaparecer por conta do aquecimento global. O turismo, grande impulsionador da economia, também sofre com isso, já que muitas praias da região já foram tomadas por água. Seychelles, atualmente, tem uma das melhores qualidades de vida da África.

BANGKOK (TAILÂNDIA)

A capital tailandesa será, provavelmente, mais uma metrópole que vai deixar de existir em um futuro próximo. O número de enchentes tem crescido muito nos últimos tempos, a situação piora se levarmos em conta da grande população da região.

MALDIVAS

O arquipélago das Maldivas, localizadas ao sul da Índia, está cada vez mais com seu destino selado: o desaparecimento de boa parte das ilhas que compõem seu território. A maior parte desses lugares se veem quase totalmente no nível do mar, algo que pode piorar ainda mais a situação.

VENEZA

O caso mais famoso é com certeza o de Veneza, uma das cidades mais procuradas por turistas do mundo, é uma das mais prováveis a desaparecimento completo. Todo o tráfego na cidade é feito por barcos que viajam pelos canais, sendo assim, o risco de inundação torna-se muito maior.

Se ainda sonha um conhecer estes lugares, melhor ir rápido, pois, em um futuro não muito próximo, eles podem deixar de existir.

Fontes: Exame.com/Info Abril e Mega Curioso

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.