Economia dos países da América Central

A América Central é um “subcontinente” constituído por um istmo que liga a América do Norte a do Sul e algumas ilhas localizadas no mar do caribe. Entre seus países, destacam-se Cuba, Jamaica, Panamá e Costa Rica.

A economia das nações localizadas neste lugar gira basicamente ao redor da agropecuária familiar, é a chamada agricultura de subsistência, empregada de forma arcaica e com baixa produção, feita para o próprio consumo.

Entre os principais produtos, destacam-se o milho, muito comum na região da Guatemala por fatores culturais, já que o povo Maia, que habitou a região até a idade moderna, eram grandes cultivadores deste tipo de produto. O Café, o cacau, o algodão e a banana também são muito comuns.

Também há nesta área a agricultura destinada a exportação e o consumo interno, porém boa parte das terras ficam nas mãos de empresas estrangeiras ou donos de grandes propriedade rurais.

A pesca também tem grande importância na economia da América Central. O turismo, apesar de não ser o principal motor econômico da região, também tem seu papel. As praias caribenhas são muito procuradas como um excelente destino para as férias no verão.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.