5 de ago de 2013

Economia dos países da América Central

author photo

A América Central é um "subcontinente" constituído por um istmo que liga a América do Norte a do Sul e algumas ilhas localizadas no mar do caribe. Entre seus países, destacam-se Cuba, Jamaica, Panamá e Costa Rica.

A economia das nações localizadas neste lugar gira basicamente ao redor da agropecuária familiar, é a chamada agricultura de subsistência, empregada de forma arcaica e com baixa produção, feita para o próprio consumo.


Entre os principais produtos, destacam-se o milho, muito comum na região da Guatemala por fatores culturais, já que o povo Maia, que habitou a região até a idade moderna, eram grandes cultivadores deste tipo de produto. O Café, o cacau, o algodão e a banana também são muito comuns.

Também há nesta área a agricultura destinada a exportação e o consumo interno, porém boa parte das terras ficam nas mãos de empresas estrangeiras ou donos de grandes propriedade rurais.


A pesca também tem grande importância na economia da América Central. O turismo, apesar de não ser o principal motor econômico da região, também tem seu papel. As praias caribenhas são muito procuradas como um excelente destino para as férias no verão.

Próximo artigo Next Post
Artigo anterior Previous Post