Economia dos países da América Central


A América Central é um "subcontinente" constituído por um istmo que liga a América do Norte a do Sul e algumas ilhas localizadas no mar do caribe. Entre seus países, destacam-se Cuba, Jamaica, Panamá e Costa Rica.

A economia das nações localizadas neste lugar gira basicamente ao redor da agropecuária familiar, é a chamada agricultura de subsistência, empregada de forma arcaica e com baixa produção, feita para o próprio consumo.


Entre os principais produtos, destacam-se o milho, muito comum na região da Guatemala por fatores culturais, já que o povo Maia, que habitou a região até a idade moderna, eram grandes cultivadores deste tipo de produto. O Café, o cacau, o algodão e a banana também são muito comuns.

Também há nesta área a agricultura destinada a exportação e o consumo interno, porém boa parte das terras ficam nas mãos de empresas estrangeiras ou donos de grandes propriedade rurais.

A pesca também tem grande importância na economia da América Central. O turismo, apesar de não ser o principal motor econômico da região, também tem seu papel. As praias caribenhas são muito procuradas como um excelente destino para as férias no verão.






Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »