Geografia do Peru – Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais

O Peru é um país localizado na América do Sul, sendo fronteiriço com Chile e Bolívia ao sul, com o Brasil a leste e Colômbia e Equador ao norte. O lugar era habitado por um dos povos pré-colombianos mais desenvolvidos, os Incas.

Características gerais

Bandeira

Capital: Lima;
Área: 1.285.220 km²;
Moeda: Sol Novo;
População: 28,7 milhões de habitantes;
PIB: 170 bilhões de Dólares;
Idioma: Espanhol;
Principais Cidades: Lima, Arequipa, Trujillo, Chiclayo e Piura.

Clima

O clima peruano pode ser classificado como bem variado. Na região litorânea, as temperaturas costumam ser um pouco mais altas, porém menores do que o esperado por sua localização geográfica, isto acontece por conta de uma corrente marítima vinda da Antártica. Nesta região as chuvas tem pouca força.

Na região da Cordilheira dos Andes, onde as elevações atingem uma maior proporção, o frio de montanha torna-se o clima principal. Na região da selva amazônica, entra em cena o clima equatorial e chuvoso, ondes as temperaturas atingem seu pico.

Relevo

O relevo peruano divide-se em: costa litorânea, Cordilheira dos Andes e altiplanos andinos (onde localiza-se do Lago Titicaca) e floresta amazônica.

A costa é constituída de planícies vazias, sem grandes oscilações. As maiores cidades do Peru ficam nesta área. Na região central, temos a predominância de elevações andinas e seus altiplanos. Já o trecho da Amazônia peruana é recoberto por árvores grandes e mata fechada em planícies úmidas. O ponto mais alto do país é o Nevado Huascarán.

Hidrografia

Dos dois sistemas hidrográficos do Peru, destaca-se o que compreende os rios que desembocam no Amazonas: Marañón e Ucayali (Solimões). A hidrografia do país é bem rica, é lá por exemplo que encontra-se o lago mais elevado do mundo, o Titicaca. O potencial hidrelétrico do país também é muito bom. O outro sistema hidrográfico compreende os rios que descem os Andes até o Pacífico.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

2 Comments

  1. nataly Reply

    isso aqui ta errado uma das cidades mais importantes e mais visitadas no PERU é Cusco por ser de ali onde parte a historia e a cidade que gera mais renda por conta do turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.