Lista de países por pobreza

Assim como existem índices que classificam a qualidade de vida de um lugar, o IPH (Índice de Pobreza Humana), como o próprio nome já nos passa, classifica um país quanto ao seu grau de pobreza.

Em geral, o índice leva em conta três grandezas: a baixa longevidade, a alto grau de analfabetismo e o pouco acesso a serviços básicos como saúde, alimentação e água.

Como base nestes critérios, temos, com dados do ano de 2004, os países mais pobres (com maior IPH-1, que mede a pobreza em países subdesenvolvidos) do mundo. Ainda foram levados em conta a mortalidade infantil e a renda familiar. Veja:

1 – Burkina Fasso: 65,5
2 – Níger: 61,4
3 – Mali: 58,9
4 – Etiópia: 55,5
5 – Zimbábue: 52
6 – Zâmbia: 50,4
7 – Moçambique: 49,8
8 – Chade: 49,6
9 – Mauritânia: 48,3
10 – Guiné-Bissau: 48

Fonte: PNUD: Relatório do Desenvolvimento Humano, 2004

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.