Conheça o SADC (Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento), o mais importante bloco econômico da África

Bandeira do SADC – Wikipédia

Assim como qualquer continente, a África buscou e ainda busca uma maior interligação entre seus países. Foi pensando nisso, e também em outros motivos socioeconômicos, que as nações da parte sul do continente africano criaram o SADC (Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento).

O bloco econômico foi criado em 1992, sendo composto por 15 nações: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Ilhas Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seychelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, e Zimbábue, sendo que a sede fica localizada na cidade de Gaborone, na Botsuana.

Foi criado com objetivos econômicos e sociais. Entre eles destacam-se, por exemplo, uma exploração maior dos ricos recursos naturais da região, em prol de uma melhora na qualidade de vida e diminuição da pobreza e também um aumento do comércio entre as nações, propiciando um maior crescimento. A redução de tarifas alfandegárias e uma possível unificação da moeda estão também entre os planos do SADC.

No meio social, o bloco também busca manter a paz social entre os países.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.