Conheça Yakutsk, uma das cidades mais frias do mundo


Capital da região de Lacútia, na Sibéria, Rússia, Yakutsk é considerada por muitos a cidade mais fria do planeta.

No município, as temperaturas no inverno facilmente ultrapassam os incríveis -40ºC. Já no verão, chegamos aos "agradáveis" -20ºC.

A cidade está na maioria das vezes abaixo de neve, o frio é intenso e, acredite se quiser, lá as geladeiras são dispensáveis e os alimentos são congelados a seu aberto.

No passado, Yakutsk, por conta das temperaturas, já foi usada como prisão de políticos exilados, tudo isso por causa das condições extremas da região. A cidade tem mais de 200.000 habitantes e conta com uma boa infra-estrutura, contendo até um aeroporto movimentado, apesar do entorno da pista ficar coberta de neve quase sempre.

Além disso, a cidade siberiana dispõe de grande riqueza mineral e de metais preciosos. O ouro e diversos tipos de diamantes brutos são comumente encontrados, o que atraiu diversas mineradoras de todo mundo e transformou Yakutsk em um polo neste tipo de assunto.

Apesar de ser considerada a cidade mais fria do mundo, o recorde de temperatura negativa não é do lugar. Outra localidade russa, Oimyakon, detém o recorde com termômetros que chegaram a -71ºC.

Fonte: Minilua 
Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »