Conheça Yakutsk, uma das cidades mais frias do mundo

 

Capital da região de Lacútia, na Sibéria, Rússia, Yakutsk é considerada por muitos a cidade mais fria do planeta.

No município, as temperaturas no inverno facilmente ultrapassam os incríveis -40ºC. Já no verão, chegamos aos “agradáveis” -20ºC.

A cidade está na maioria das vezes abaixo de neve, o frio é intenso e, acredite se quiser, lá as geladeiras são dispensáveis e os alimentos são congelados a seu aberto.

No passado, Yakutsk, por conta das temperaturas, já foi usada como prisão de políticos exilados, tudo isso por causa das condições extremas da região. A cidade tem mais de 200.000 habitantes e conta com uma boa infra-estrutura, contendo até um aeroporto movimentado, apesar do entorno da pista ficar coberta de neve quase sempre.

Além disso, a cidade siberiana dispõe de grande riqueza mineral e de metais preciosos. O ouro e diversos tipos de diamantes brutos são comumente encontrados, o que atraiu diversas mineradoras de todo mundo e transformou Yakutsk em um polo neste tipo de assunto.

Apesar de ser considerada a cidade mais fria do mundo, o recorde de temperatura negativa não é do lugar. Outra localidade russa, Oimyakon, detém o recorde com termômetros que chegaram a -71ºC.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.