Fronteira Estados Unidos – Canadá: a maior fronteira terrestre do mundo

A fronteira EUA – Canadá é a mais extensa do mundo, com cerca de 8891 km. A divisa não conta com uma divisão natural, como acontece entre EUA – México (pelo Rio Grande em sua maior parte, esta também é uma das maiores fronteiras do mundo).

Ela é dividida em duas partes. A primeira linha tem uma forma retilínea em sua maioria, entre o sul canadense e norte dos EUA, desde o Oceano Pacífico, separando os estados de Washington (EUA) da Columbia Britânica (Canadá), no paralelo 49 N, seguindo entre os estados de Idaho, Montana, Dakota do Norte e Minessota (EUA), e Alberta, Saskatchewan e Manitoba (Canadá). Ao encontrar os Grandes Lagos, cria-se no entorno das suas extremidades a delimitação entre o que é Canadá e o que é Estados Unidos.

Fronteira da cidade de Seattle (EUA) com o Canadá.

A leste dos Grandes Lagos, a linha sofre uma inclinação a noroeste, seguindo o chamado  Tratado Webster-Ashburton, assinado em 1842 para resolver problemas territoriais nesta região, até o litoral atlântico.

A segunda parte foi formada após a aquisição do Alasca pelos EUA, criando assim uma extensão da fronteira, medindo cerca de 2477 km, a noroeste do Canadá. Esta fronteira também tem uma linha retilínea, entre Alasca (EUA) e Yukon (Canadá), no meridiano 141 oeste, estendendo-se mais um pouco ao sul, em uma linha irregular, até o estado canadense da Colúmbia Britânica.

As principais cidades canadenses, por conta do clima frio do norte do país, localizam-se na porção sul, próxima a divisão com os estadunidenses.

Só para efeito de comparação, a maior fronteira do Brasil (Brasil-Bolívia) mede “apenas” 3.400 km.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.