Geografia da Bahia – Características Gerais, relevo, hidrografia, clima e vegetação

O estado da Bahia (BA) é uma das 27 unidades federativas do Brasil. A maior da região nordeste, fazendo divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, ao sul, Goiás e Tocantins, a oeste e Piauí, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, a norte.

A sua capital, Salvador, foi a primeira sede do governo do Brasil. A frota de Pedro Álvares Cabral, em 1500, chegou ao nosso país pelo Recôncavo Baiano, uma região do litoral do estado.

Bandeira

Indicadores:

Área – 567,2 mil km²
População – 15,04 milhões de habitantes (Estimativa 2013)
Densidade Demográfica – 26,52 hab./km² (2013)
Expectativa de Vida – 72,3 anos (aproximadamente)
Mortalidade Infantil – 32,4%
Analfabetismo – 17%
IDH – 0,660
Principais Cidades – Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari.

RELEVO

Apesar de ter um certo nível de variedade, o relevo baiano apresenta boa parte do seu território em planaltos. Na planície litorânea, é comum a existência de dunas, mangues e restingas. No centro do estado o planalto de chapada cria uma atração a parte, é a Chapada Diamantina. Há também existência de depressões no vale do Rio São Francisco. O ponto mais alto da Bahia é o Pico do Barbado (2.033 metros).

HIDROGRAFIA

O rio mais importante do estado é o Rio São Francisco, que nasce no estado de Minas Gerais até a divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas. Outros rios importantes são são, entre outros, os rios Paraguaçu, de Conta e Jequitinhonha.

CLIMA

O clima da Bahia é o tropical, com temperaturas girando em torno dos 26º C, porém existem algumas variações. Na serra do Espinhaço, por exemplo, as temperaturas costumam ser mais baixas. Em contraste a isso, o Raso da Catarina, uma região extremamente árida, apresenta estiagens longas e com pouca precipitação, em um clima semiárido.

VEGETAÇÃO

A vegetação da caatinga é dominante no estado, ocupando boa parte do território. Na região oeste, o cerrado ocupa uma pequena porção, enquanto a floresta tropical úmida, esta que sofre pela extração de madeira, é encontrada a sudeste.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.