Você sabe por que a divisão de estados nos EUA é tão uniforme (reta)?

Na verdade, ao contrário no que acontece no Brasil e em boa parte dos países do mundo, os estados americanos foram sendo criados e divididos para facilitar a política, não seguindo critérios naturais, como montanhas e rios (na maioria dos estados). Por isso são chamadas de fronteiras secas.

Isto começou desde o início, com a criação das 13 colônias na costa leste americana, onde a divisão era feita por paralelos do mapa, ou seja, linhas horizontais retas.

Porém também existem exceções, alguns estados seguem a divisa quanto ao rio Missouri e as Montanhas Rochosas, formando assim fronteiras quanto a critérios naturais.

Alguns estados do meio oeste estadunidense, como o Wyoming e Colorado, tem seu mapa em formato de quadrado quase perfeito.

Em outras palavras, o país teve sua divisão associada a facilitação política e servia mais como uma espécie auxílio a administração do território.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.