A curiosidade das Ilhas Senkaku/Diaoyu

As ilhas Senkaku, ou Diaoyu, compõem em pequeno arquipélago desabitado formado por cinco ilhas vulcânicas que têm sido alvo de olhares tanto do Japão, tanto da China.

Para os nipônicos, o arquipélago chama-se Senkaku, já para os chineses, Diaoyu. Inicialmente, a posse das ilhas era vista como um grande negócio para o Japão, já que estavam em uma posição estratégica quanto a saída marítima do porto de Naha, em Okinawa.

A situação começou a ficar tensa quando foi descoberto uma grande quantidade de petróleo ao redores das ilhas. Sendo assim, agora as duas nações tinham grandes interesses sobre a área.

Atualmente o Japão tem o controle da ilha e conta com o apoio americano.

Sendo assim, as ilhas Diaoyu/Senkaku, apesar de serem pequenas, mostram muito bem o interesse destes dois países sobre a área, intensificando ainda mais a rivalidade entre chineses e japoneses.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.