As ilhas de calor

Ilha de calor é como é conhecido o fenômeno de aumento anormal da temperatura das áreas das grandes cidades em relação as zonas rurais.

Isto acontece por conta que, com a ausência de áreas verdes e também a existência materiais como ferro, concreto e asfalto nos núcleos urbanos, ocorre uma retenção de calor nestas áreas, que cria um grande contraste de temperatura entre as regiões urbanizadas e as periferias.

Ilhas de calor: alta variação de temperatura entre cidade e campo

Nas noites, por exemplo, as zonas rurais perdem temperatura rapidamente por causa das árvores e vegetação, já nas zonas de ilhas de calor, isto não acontece e os materiais que retém calor durante o dia continuam aquecidos ao anoitecer. As variações de temperatura chegam a 10ºC

A poluição, algo comum nas grandes cidades, também agrava a situação ainda mais. A aumento do consumo de energia e o desconforto são alguns problemas causados pelas ilhas de calor.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.