Conheça a ALADI – Associação Latino-Americana de Integração

O ALADI é um bloco econômico que, apesar de ser considerado menor e menos influente que Mercosul dentro da América, por exemplo, engloba os países da América Latina, sendo favorável a construção de um mercado comum.

Atualmente os países que fazem parde do ALADI são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O principal intuito do bloco é promover uma maior integração entre os países latino-americanos, levando em conta questões econômicas e sociais como a quebra de entraves políticos entre as nações e maior união dos povos da região.

A criação do bloco foi decidida através do Tratado de Montevidéu na década de 80, vindo para substituir o ALALC, bloco similar da década de 60.

Para alcançar os objetivos citados acima, foram aplicadas algumas medidas, entre elas a diminuição de taxas alfandegárias para melhor fluxo de exportação/importação dos países membros e uma maior versatilidade na formação de acordos.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.