A Mata das Araucárias


A Mata das Araucárias é uma floresta típica do sul do Brasil, caracterizada por espécies gimnospermas e coníferas, como é o caso do Pinheiro-do-Paraná, ou Araucária, que é um símbolo deste tipo de bioma.

É uma floresta que desenvolveu-se em regiões de clima subtropical. Hoje, a Floresta Ombrófila Mista, como é conhecida cientificamente, já encontra-se muito devastada, principalmente por conta de ser localizada em uma região de solo fértil.

A Araucária produz uma semente conhecida como pinhão, muito popularizada entre os estados da região sul para o consumo. Além dela, a erva-mate, ingrediente principal do chimarrão, muito comum nas terras pampianas, é encontrada na região. Vemos também neste bioma o Ipê, o cedro, a imbuia, entre outros tipos de plantas.

Além das temperaturas um pouco mais baixas, outro fator que contribui para o surgimento desta mata é o relevo, geralmente elas ocorrem em altitudes um pouco mais elevadas, o que proporciona o aparecimento da Mata das Araucárias também em regiões mais altas do sudeste do país.

Uma característica forte das Araucárias é a distância entre uma planta e outra, o que facilita ainda mais sua extração e contribui para o desaparecimento da espécie. A retirada deste tipo de árvores, além do uso da terra para pastagem e agricultura, também tem o sido extraída para o mercado negro da indústria madeireira.
Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »