As belezas naturais da Tundra

A Tundra é um bioma muito frio, com neves constantes no inverno, localizado basicamente próximo as regiões árticas.

Nas épocas de temperaturas mais baixas do ano, a tundra fica recoberta de uma espessa camada de gelo, que impossibilita qualquer desenvolvimento de vida vegetal em solos rasteiros.

É no curto período de verão que a Tundra mostra suas principais belezas. Enraízam dos chãos uma vegetação de baixo porte que coloriza o ambiente antes dominado por um branco vazio. As montanhas continuam trazendo ainda mais beleza ao lugar, sem falar nos céus, que nas noites são dominados por um lindo espetáculo de luzes: é a aurora boreal.

By Dr. Andreas Hugentobler – Own work, CC BY 2.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=818292
Em meio as pequenas plantas de coloração vibrante que aparecem encrostadas as pedras, a fauna da Tundra aproveita para ir à busca de alimentos. Encontramos renas, raposas, o boi-almiscarado, o lobo do ártico, entre outros animais.
By Hannes Grobe, AWI – Own work, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2978170

A Tundra esbraveja suas belezas de um bioma intocado, onde suas condições extremas afasta qualquer presença humana. As plantas trabalham em sincronia com o tempo, nascem, crescem e morrem, tudo isso no curto período que o frio e a neve diminuem suas fúrias.

Após todo este ciclo, o inverno volta, a neve novamente é vista caindo dos céus e o solo volta a sua velha branquidade. E a tundra retorna para seu sono profundo, esperando o próximo fim da estação para novamente mostrar a força de uma natureza intocável.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.