Comunidade Andina

Bandeira da Comunidade Andina

A Comunidade Andina (CAN) é um bloco econômico que engloba quatro país sul-americanos: Bolívia, Equador, Colômbia e Peru.

Foi criada com o acordo de Cartagena, sendo chamado primeiramente de Pacto Andino, contendo também como membro original o Chile, que afastou-se por conta das incompatibilidades econômicas com o grupo em 1976. A Venezuela foi outro país que fez parte da Comunidade Andina, saindo do bloco em 2006.

Dentre os principais objetivos da Comunidade, podemos destacar a promoção de um crescimento equilibrado entre os países membros, melhorar a qualidade de vida, aumentar o número de empregos e ainda promover a integração social dos países do bloco com o contexto latino-americano, visando assim a criação de um mercado comum.

Com status de união aduaneira, a sede do bloco fica localizada na cidade de Lima, no Peru, ainda contando com países associados, entre eles Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, além de membros observadores, como o Panamá e o México.

Ainda podemos notar importância no Parlamento Andino, com sede em Bogotá, na Colômbia, que tem como dever fazer uma representação da população nas decisões do bloco. Este parlamento é composto por cerca de cinco deputados de cada país.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Uma outra América do Sul: Suriname, Guiana e Guiana Francesa - Geografia Opinativa

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.