O ciclo da água

A quantidade de água na Terra na verdade continua a mesma deste a origem do nosso planeta. O que na verdade é um grande problema da sociedade atual é o mau uso da água potável, aquela que é pura e própria para o consumo, somando menos de 1% de toda a água que temos.

Mas, se toda a quantidade de água na Terra continua a mesma desde sempre, o que mantem todos estes muitos litros de H2O em nosso planeta? É aí que surge o Ciclo Hidrológico, popularmente conhecido como Ciclo da Água.

O QUE É ESTE CICLO?

Na verdade este é um ciclo natural vital para a vida na Terra. Sem ele, por exemplo, seria impossível a ocorrência de precipitações (chuvas), o que desregularia tudo na Terra, impedindo a existência da vida.

COMO OCORRE O PROCESSO?

Chegamos ao ponto mais importante. Sabemos que a importância do ciclo é infinita, porém, afinal, como ele ocorre?

Na verdade, toda a água que está na Terra, rios, lagos, mares, e até mesmo a água contida nas plantas (pelo processo de evapotranspiração) sofre a ação dos raios solares, que fazem esta água passar para o estado gasoso e subir para a atmosfera.

Chegando aos céus, este vapor transforma-se em nuvens, que, quando saturadas, despejam toda aquela água de volta a Terra. Lá em cima o que era antes vapor de água condensa-se, virando gotas de chuva.

Chegando até nós, esta chuva alimenta lagos, rios, mares, chega ao solo, onde é absorvida pelas plantas e segue até os lençóis freáticos.

Com a ação do sol, novamente ocorre o mesmo processo de evaporação, que sobe e cria nuvens, formando assim o ciclo infinito que regula a água em nosso planeta.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.