O Carnaval pelo mundo

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. E como as festas populares movimentam todo um grupo de pessoas, acabam sendo grandes manifestações culturais e revelando sempre um pouco mais da vida e da tradição do lugar.

Em época de samba, nada melhor que revelar tradições de cada parte do mundo por meio desta incrível e animada festa.

Carnaval de Veneza

Talvez, ao lado do brasileiro, o carnaval veneziano seja o mais famoso do mundo. Lá, os bailes de máscaras são muito comuns. Geralmente estas máscaras não contam com brilho, diferente das nossas, e cobrem o rosto todo de branco, as populares máscaras de gesso. Já as fantasias são repletas de plumas e elementos medievais.

Considerado um carnaval mais culto, Veneza durante muito tempo foi uma das festas mais animadas do mundo, com praças cobertas de pessoas e grandes bailes.

Carnaval nos EUA

Os americanos não são muito familiarizados com o carnaval, com exceção da cidade de Nova Orleans. Por lá, o Mardi Grass leva muitas pessoas para as ruas para comemorar uma festa parecida com a nossa. Há, inclusive, desfile de carros alegóricos, porém estes não são tão grandiosos como os daqui.

O que chama atenção em Nova Orleans mesmo é o grande número de pessoas e as brincadeiras comum as nossas. Fantasias engraçadas, por exemplo, são bem comuns, algo que não acontece com frequência em Veneza.

Carnaval na Suíça

A Suíça traz uma festa um pouco diferente. Lá é comum nas segundas-feiras de carnaval que todas as luzes das cidades fiquem apagadas, é quando as pessoas saem as ruas com sua lanternas coloridas, fazendo um verdadeiro espetáculo de cores e sons típicos. A festa tem grande repercussão na cidade de Basileia.

Carnaval no Canadá

Em pleno inverno, o Canadá realiza sua festa de carnaval. É na região com mais influência francesa do Canadá, em Quebec, que a festa toma forma. Em plena neve do lugar, temos diversas comemorações, festas, mas também concursos de bonecos de neve e etc.

Carnaval no Japão

No Japão o que ocorre é um claro reflexo do carnaval do Brasil. Lá acontecem desfiles de grandiosos carros alegóricos, muitas pessoas nas ruas e fantasias carnavalescas importadas daqui.

Geralmente as festas têm maior repercussão em regiões com maior proporção de brasileiros.

Fonte: Lista 10
Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.