Geografia da Alemanha – Relevo, Hidrografia, Clima e Características Gerais

A Alemanha é um país localizado na Europa Central, limítrofe ao sul pela Áustria e Suíça, a oeste pela França, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos, a norte pela Dinamarca (dividindo o litoral, de um lado o Mar do Norte e do outro o Mar Báltico) e a leste pela Polônia e República Tcheca.

Tem a quarta maior economia do mundo e a maior do continente europeu. O passado do país é marcado pelas duas grandes guerras, em especial pela segunda, dominada pelos ideias nazistas de Adolf Hitler. Outro marco sangrento do país foi o Muro de Berlim, que dividia a cidade em parte ocidental (capitalista) e parte oriental (socialista), durante a Guerra Fria.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Bandeira

Capital: Berlim;
Área: 357 mil km²;
Moeda: Euro;
População: 81,7 milhões (2007);
Densidade Demográfica: 229 hab./km²;
PIB: 3,63 trilhões;
Idioma: Alemão.

CLIMA

O clima alemão é temperado úmido. Ao norte, temos forte influência oceânica no clima, com muita chuva e invernos e verões amenos. No leste, a influência oceânica é menor, com verões quentes e invernos bem frios, com bastante nevascas.

No sul e centro do país, temos a predominância de verões amenos e invernos frios, com baixas temperaturas e também incidência de neve. É a área de transição entre o clima oceânico do norte (moldado pela Corrente Marítima do Atlântico Norte, como extensão da Corrente do Golfo) e continental do leste.

Vale lembrar que a imprevisibilidade é um fator fundamental do clima alemão.

RELEVO

Mapa físico da Alemanha. Por Botaurus-stellaris – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1376564

O relevo alemão é marcado pelas largas planícies do norte, que delas, já na parte central do país, sobem elevações que transformam-se em montanhas até os Alpes Bávaros. É nesta cadeia de montanhas que encontramos o ponto mais alto da Alemanha, o Zugspitze, que atinge quase 3000 metros de altura.

HIDROGRAFIA

Curso do Rio Danúbio, um dos mais longos da Europa, com sua nascente na Alemanha. Imagem: CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60129

Os principais rios do país são o Reno, Danúbio e Elba, todos atravessam a região de planície do país. Em maior parte, são rios navegáveis. O litoral da Alemanha é dividido ao meio pela Dinamarca. Do lado oeste, temos o Mar do Norte, e do leste, o Mar Báltico.

VEGETAÇÃO

Os campos e as charnecas (campos xerófilos úmidos) são bem comuns na Alemanha. As florestas de coníferas também são muito normais na paisagem do país.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: des sacs hermes birkin femmes copie

  2. Pingback: cartier imitation ring women

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.