Saiba mais do fenômeno da Lua Sangrenta

By Alfredo Garcia, Jr, [2] – Flickr [1], CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36095092

Um fenômeno um tanto quanto curioso acontecerá na madrugada de hoje para amanhã e está deixando os amantes de astronomia ansiosos. Trata-se da Lua Sangrenta, ou Lua Vermelha, um eclipse total que deixará a lua com uma diferente coloração vermelha.

Quando o sol projetar a sombra da Terra na lua, ela adquirirá um tom avermelhado, provindo do brilho solar que atravessará nossa atmosfera, indo diretamente no satélite natural do planeta Terra. Isto ocorre por conta da nossa atmosfera reter toda luz azul, o que deixará os tons de âmbar e alaranjado se projetarem pelo espaço.

O tom pode ainda ficar mais vivo e brilhante caso esta luz entre em contato com partículas vulcânicas, por exemplo. Ainda assim, os tons avermelhados podem oscilar durante o eclipse.

O fenômeno é apenas o primeiro de uma série de eclipses lunares que acontecerão entre 2014 e 2015. Ele poderá ser visto em toda América do Sul e do Norte, mas também em boa parte das ilhas do Pacífico.

As pessoas que moram nas regiões norte e centro-oeste do país poderão acompanhar o fenômeno por mais tempo. Já os lugares mais a leste, principalmente no litoral, não conseguirão ver o eclipse até o fim, pois neste horário já estará amanhecendo.

Então, você que não quer perder a Lua Sangrenta, fique ligado, o eclipse começa as 3h da manhã, porém, dependendo de sua região, poderá ficar visível somente algum tempo depois. Atingirá seu pico as 4h45.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.