Você Sabia? Holanda não é um país, e sim uma província


Muitos conhecem a terra dos moinhos-de-vento, a Holanda, como um dos países mais bonitos do mundo. Este fato é inegável, porém, ao contrário do que muitos acham, a Holanda não é um país, é uma província dos Países Baixos.

Vamos entender melhor. Na verdade, existem duas províncias chamadas Holanda: a do Norte, onde localiza-se Amsterdã, cuja capital é Haalem, e a do sul, com capital em Haia. Ambas ficam no centro-oeste dos Países Baixos.

Estas duas províncias são um grande centro cultural e econômico dos Países Baixos, por isso todo o país ficou conhecido como Holanda. É a nomenclatura de um (Holanda) pelo todo (Países Baixos).


Chamar de holandês todos os habitantes do lugar, apesar de errado, é muito difundido no mundo todo. Outras províncias, como a Frísia e Limburgo, usam o gentílico de forma pejorativa para os habitantes das duas principais províncias do país.

Países Baixos, em holandês, significa Nerder ("baixo") e Land ("terra"), ou seja, terra baixa, por conta da região estar localizada a baixo do nível do mar. Uma das explicações para toda a região ser conhecida como Holanda é que o termo "Países" no plural (fruto da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos) pode referir-se também a Bélgica e Luxemburgo.

Você sabia desta curiosidade?

Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »