Os dez maiores terremotos da história

Os terremotos, ou abalos sísmicos, são movimentos na crosta terrestre causados por diversos motivos, entre eles podemos citar o movimento do magma nas camadas internas da Terra, falhas geológicas e o movimento das placas tectônicas.

Alguns sismos ficaram famosos na história por suas forças de devastação, atingindo altos graus na escala Richter. Vejamos agora os maiores terremotos da história, que mataram milhares de pessoas e impressionaram pelas suas grandes proporções.

10º TIBETE – CHINA

Escala: 8,6
Ano: 1950
Número aproximado de mortos: 1.500
Áreas atingidas: Tibete (China) e Assam (Província indiana)

9º SUMATRA – INDONÉSIA

Escala: 8,7
Ano: 2006
Número aproximado de mortos: 1.300
Áreas atingidas: Toda a região de Sumatra, uma das ilhas que compõem o território indonésio. O terremoto ocorreu cerca de 3 meses após o famoso tsunami de março de 2006.

8º ALASCA – ESTADOS UNIDOS

Escala: 8,7
Ano: 1965
Número aproximado de mortos:
Áreas atingidas: Ilhas de Rat, no Alasca. O terremoto provocou um grande tsunami que pode ser observado em diversos países, como Japão, Rússia e até mesmo no México.

7º ESMERALDAS – EQUADOR

Escala: 8,8
Ano: 1906
Número aproximado de mortos: Entre 500 e 1.500 pessoas
Áreas atingidas: O epicentro do terremoto foi em território equatoriano, na cidade de Esmeraldas, próximo ao litoral e a divisa com a Colômbia. Porém, os abalos chegaram a ser sentidos até mesmo do outro lado do Pacífico, no Japão.

6º CHILE

Escala: 8,8
Ano: 2010
Número aproximado de mortos: 800
Áreas atingidas: Região de Maule, na costa chilena. O terremoto causou um tsunami que deixou milhares de pessoas desabrigadas.

5º KAMCHATKA – RÚSSIA

Escala: 9,0
Ano: 1952
Número aproximado de mortos: Houveram muitas mortes em torno das ilhas, porém poucos registros se têm delas. Sabe-se que uma grande população bovina foi atingida nas ilhas do Havaí, causando grande prejuízo a este setor.
Áreas atingidas: Ilhas Kamchatka, na Rússia. O terremoto foi sentido em outros trechos como Havaí e Japão.

4º JAPÃO

Escala: 9,0
Ano: 2011
Número aproximado de mortos: 13.000 (16.000 desaparecidos)
Áreas atingidas: Todo Japão foi atingido pelo terremoto. A tragédia desencadeou um grande tsunami, matando e desabrigando milhares de pessoas. Se não bastasse, um acidente nuclear na usina de Fukusima tornou estes eventos numa das maiores tragédias da história.

3º SUMATRA – INDONÉSIA

Escala: 9,1
Ano: 2004
Número aproximado de mortos: 230.000
Áreas atingidas: Além de devastar completamente a boa parte das ilhas de Sumatra, na Indonésia, o terremoto causou um tsunami que chegou a ser sentido na costa leste africana. Sri Lanka, Índia e Tailândia também foram muito atingidos.

2º ALASCA – ESTADOS UNIDOS

Escala: 9,2
Ano: 1964
Número aproximado de mortos: 15 (cerca de 130 pessoas morreram em decorrência do tsunami provocado em seguida)
Áreas atingidas: O epicentro foi na região de Prince William Sound, no sul do Alasca.

1º CHILE

Escala: 9,5
Ano: 1960
Número aproximado de mortos: 2.000

Áreas atingidas: Além de destruir a cidade de Valdívia e outras regiões próximas no Chile, o terremoto ocasionou um grande tsunami, que seria sentido em regiões como o Havaí, Filipinas e Japão, inclusive causando vítimas fatais nestes lugares. Durante um ano, era possível sentir réplicas do abalo. A Copa do Mundo FIFA, realizada dois anos depois, quase foi cancelada por conta do ocorrido.

Fontes: Serviço Geológico dos Estados Unidos e do Japão, BBC e agências AFP e EFE.
Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.