Geografia da França – Relevo, hidrografia, clima, vegetação e características gerais

Famosa pela Torre Eiffel e pelo Museu do Louvre, a França é o país mais visitado do mundo, com mais de 80 milhões de turistas todo o ano. É o maior país em extensão territorial da União Europeia e tem o 5º maior PIB do mundo.

A França mantém forte influência cultural, política e econômica no cenário global atual e histórico. Foi neste país onde ocorreu a Revolução Francesa, que marcou o início da desintegração das monarquias absolutistas. O país participou ativamente do imperialismo, contando com muitas neocolônias, principalmente na África. A França participou da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, na Tríplice Entente, ao lado da Inglaterra, Rússia e EUA, e dos Aliados, com EUA e Inglaterra, respectivamente.

No campo artístico, Matisse, Kandinsky, Gauguin e Delacroix destacam-se nas artes plásticas, Victor Hugo e Júlio Verne na literatura.

Mapa da França

Atualmente, a França é membro da OTAN e da União Europeia, sendo um dos países mais desenvolvidos do mundo.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Bandeira da França

Capital: Paris;
Área: 543 mil km²;
Moeda: Euro;
População: 65,4 milhões de habitantes (2010);
Densidade Demográfica: 115 hab./km²;
PIB: 2,9 trilhões;
Idioma: Francês.

CLIMA

A França está inteiramente localizada na zona temperada, logo, seu clima costuma ser ameno e agradável, com variações de região para região e de época para época do ano.

Existem quatro climas predominantes no país: clima oceânico (oeste, com pouca amplitude térmica), clima continental (centro e leste, grande amplitude térmica – verões quentes e invernos frios), clima mediterrâneo (sul e leste, verões quentes e invernos amenos e chuvosos) e clima de montanha (altas altitudes, muita chuva e neve em boa parte do ano).

As neves costumam cair nas regiões com altitude acima de 600 m. Cidades no centro do pais, como Paris, porém, nevam em alguns dias do ano. No verão, as cidades ao sul da França atingem temperaturas acima de 25º. Nice e Cannes costumam ter praias muito procuradas.

RELEVO

O território da França é dominado por planícies, com mais de 60% do território pertencendo a esta forma de relevo. O norte e o oeste do país apresentam pequenas ondulações. É apenas no centro-sul e no sudeste que temos elevações acima de 600 m, com a cadeia de montanhas dos Alpes, e junto a fronteira com a Espanha, nos Montes Pirineus, região pouco habitada, porém riquíssima em água mineral. O ponto mais alto da França tem mais de 4800 metros: o Monte Branco, nos Alpes.

França vista por satélite

HIDROGRAFIA

A hidrografia da França apresenta duas principais vertentes: uma que corre em direção ao Mar Mediterrâneo e a outra corre em direção ao Mar do Norte.

Estuário de Gironda. Por Eric Gaba (Sting – fr:Sting) – Obra do próprioTopography : NASA Shuttle Radar Topography Mission (SRTM3 v.2) (public domain) ;Bathymetry: NGDC ETOPO1 (public domain) ;NGDC World Data Bank II (public domain) ;VMap-0 (public domain)., CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4995423

As bacias mais importantes da vertente do Mar do Norte são a do rio Loire (rio mais longo do país), do rio Garona (banha a França e a Espanha, apresentando um grande estuário: o estuário do Gironda, a partir de Bordeaux) e do rio Sena (atravessa a cidade de Paris). Na vertente do Mediterrâneo, destaca-se a bacia do rio Ródano, um dos rios mais importantes da Europa, tendo nascente nas geleiras da Suíça.

VEGETAÇÃO

A vegetação da França é dominada pela floresta de coníferas, com muitas espécies de pinheiros e abetos. Este bioma é caracterizado por espécies decíduas, ou seja, perdem as folhas em uma época específica do ano. Nos alpes, temos regiões ricas em líquens e musgos. No sul, próximo ao Mediterrâneo, temos o surgimento de espécies adaptadas a climas mais quentes, como as laranjeiras e as oliveiras.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.