Estudo dos solos (VI): Exercícios de vestibular

Veja abaixo uma lista de exercícios sobre o Estudo dos Solos (Pedologia). Para entender melhor o assunto, leia nossos artigos já publicados:

Estudo dos solos (I): Definição e elementos formadores
Estudo dos solos (II): Perfil e classificações básicas
Estudo dos solos (III): Classificação dos solos brasileiros
Estudo dos solos (IV): Consequências do uso indevido do solo
Estudo dos solos (V): Técnicas para conservação do solo

1 – (ENEM 2011/MEC)

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Nacional, 2009 (adaptado).

O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de
formação do solo. A interpretação dos dados mostra que a água é um dos
importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas

A) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.

B) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.

C) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.

D) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas.

E) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.

2 – (FAMECA-SP/2011)

Segundo dados das Nações Unidas, este fenômeno é responsável por impedir o aproveitamento de solos correspondentes a 6 milhões de hectares (60.000 km²) por ano devido ao sobrepastoreio, salinização dos solos por irrigação e processos de uso intensivo e sem manejo adequado na agricultura.

MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2005. (Adaptação)


O texto trata de um dos principais problemas ambientais do mundo contemporâneo:

A) A redução da biodiversidade.

B) A lixiviação.

C) A desertificação.

D) A poluição dos rios.

E) O fenômeno El Niño

3 – (UNICAMP/2012) Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:


A) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.

B) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.

C) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos de rocha não alterados.

D) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.

4 – (UFRGS/2006) Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. Nas áreas de declividade acentuada, os solos são mais ____________ porque a ___________ velocidade de escoamento das águas ____________ a infiltração; assim, a água fica pouco tempo em contato com as rochas, ____________ a intensidade do intemperismo.

A) profundos – alta – aumenta – diminuindo

B) rasos – alta – aumenta – aumentando

C) profundos – baixa – diminui – diminuindo

D) rasos – alta – diminui – diminuindo

E) profundos – baixa – aumenta – aumentando

5 – (UFSM-RS) O solo pode ser formado pela decomposição e/ou desagregação de rochas a partir do intemperismo. Então, pode-se afirmar que

I. nas regiões de clima semiárido onde as chuvas são escassas, predomina o intemperismo físico na formação dos solos; nesse caso, os solos são rasos.

II. os solos pedregosos se formam devido à intensa decomposição das rochas, gerada pelos altos índices pluviométricos.

III. nas regiões de climas tropicais as chuvas exercem papel decisivo na formação dos solos, o intemperismo químico atua com maior intensidade na decomposição das rochas.

IV. as fortes chuvas, existentes nas regiões de clima equatorial, favorecem o desenvolvimento de solos ricos e profundos, como o da Floresta Amazônica.

Estão CORRETAS

A) apenas I e II.

B) apenas I e III.

C) apenas II e III.

D) apenas III e IV.

E) apenas I, II e IV.


6 – (UEM-PR–2009) Sobre os solos, transformações e impactos produzidos pelas atividades humanas, é CORRETO afirmar que

01. o solo se forma sob a ação conjugada de diversos fatores como rocha, clima, organismos, relevo e tempo.

02. na formação do solo a ação de processos físicos, químicos e biológicos não é uniforme ao longo do perfil, distinguindo-se diferentes horizontes.

04. a perda de solos por erosão é um dos mais graves problemas ambientais e o que afeta as maiores
extensões de terras agricultáveis. O desmatamento, na zona tropical, é apontado como o principal responsável por esse problema.

08. nas áreas desmatadas com o aumento da infiltração da água no solo, facilitada pela ausência da cobertura, o volume do escoamento superficial é reduzido, mas atua com grande impacto produzindo sulcos e ravinas.

16. as voçorocas são formas erosivas que podem atingir vários metros de profundidade e de largura e centenas de metros de extensão. Podem evoluir a partir de pequenos sulcos, inviabilizando o uso agrícola nas áreas onde ocorrem.

SOMA: ____

7 – (PUC RIO)

O aumento significativo da produção de alimentos é o resultado da modernização do campo e da introdução de novas técnicas agrícolas, principalmente no mundo desenvolvido onde é maior o nível de capitalização e onde são utilizadas as mais avançadas tecnologias. No entanto, essa revolução vem provocando uma série de impactos ambientais em ecossistemas agrícolas.

SENE, Eustáquio; MOREIRA, João C. Espaço geográfco e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. (Adaptação).
Entre as explicações para esses impactos ambientais, temos:

1. O plantio de uma única espécie, em grandes extensões de terra, causa desequilíbrios nas cadeias alimentares preexistentes, favorecendo a proliferação de pragas.

2. Os cortes feitos nas encostas das montanhas, para a formação de degraus, nos quais são feitos cultivos, provocam um revolvimento dos solos, o que facilita o transporte dos nutrientes pelas águas das chuvas.

3. A maciça utilização de agrotóxicos provoca a proliferação de linhagens resistentes, forçando o uso de pesticidas cada vez mais potentes, o que causa danos tanto aos trabalhadores que os manuseiam quanto aos consumidores de alimentos contaminados.

4. A utilização indiscriminada de agrotóxicos acelera a contaminação do solo e seu empobrecimento, ao impedir a proliferação de micro-organismos fundamentais para sua fertilidade.

Estão CORRETAS as afirmativas

A) 1 e 2.

B) 1 e 3.

C) 1, 2 e 3.

D) 1, 3 e 4.

E) 1, 2, 3 e 4.

8 – (UFMG/2007) Analise esta sequência de figuras, em que está representada a formação do solo ao longo do tempo geológico, sabendo que as divisões que aparecem em cada figura e na legenda representam as etapas dessa evolução:

SCHAETZL, R. J.; ANDERSON, S. Soil: Genesis and geomorphology. Cambridge: University Press, 2005. p. 396.

A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que essa sequência de figuras sugere que

A) a evolução e o aumento da espessura do solo estão condicionados à escala do tempo geológico.

B) o crescimento aéreo e subterrâneo da vegetação é inversamente proporcional ao desenvolvimento do solo.

C) o desenvolvimento do solo, ao longo do tempo, resulta na sua diferenciação em horizontes.

D) o material inorgânico presente no solo resulta de alterações ocorridas na rocha.

GABARITO:

1 – E

2 – C

3 – C

4 – D

5 – B

6 – 23

7 – D

8 – B

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.