Geografia da Índia – Características gerais, clima, relevo, vegetação e hidrografia

A Índia é um país localizado no continente asiático, ao norte da linha do Equador e cortado setentrionalmente pelo Trópico de Câncer. Atualmente tem a segunda maior população do mundo e o décimo maior PIB.

Mapa da Índia

A Índia é conhecida também por sua cultura marcante e pelo seu rápido crescimento econômico, com destaque para os setores de call centers e informática.

Características Gerais

 

Capital: Nova Deli;
Área: 3,3 milhões de km²;
Moeda: Rúpia;
População: 1,2 bilhões de habitantes (2011);
Densidade Demográfica: 329 hab./km²;
PIB: 2,04 trilhões;
Idioma: Hindi e inglês.

Clima

A Índia tem a maior parte do seu território inserido na zona tropical do planeta. Seu clima é influenciado pelas variações de latitude. O sul (mais próximo ao Equador) é quente e, conforme se avança para o norte, as temperaturas costumam abaixar. Na paisagem do país podemos encontrar desertos, savanas e bosques.

Mapa pluviométrico da Índia. By w:user:Planemad [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Outra característica marcante do clima indiano é a ausência da atuação das massas de ar frias vindas do norte, principalmente da Ásia Central. Este fator ocorre por conta da cordilheira Indocuche, a oeste, e do Himalaia, ao norte, impedirem a travessia de ventos.

Durante o verão, a Índia fica sob o efeito das monções, com altos índices pluviométricos em quase todo o país e inundações nas grandes cidades.

Relevo

A maior parte do território indiano localiza-se sobre o planalto de Decã, que encobre as porções sul e central do país. Este planalto é rico em minerais e não apresenta elevadas altitudes. A oeste, emerge na paisagem os Gates Ocidentais, cadeia de montanhas com cerca de 900 metros, considerada patrimônio mundial da UNESCO.

Localização do planalto de Decã (Deccan Plateau). Por Nichalp – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=179162

Ao norte, aumentam as ondulações conforme nos aproximamos do Himalaia.

Vegetação

Com a variedade de climas e de relevo, a Índia apresenta grande riqueza de espécies vegetais. Estima-se que cerca de 7% de toda da flora mundial esteja localizada no país.

Localização do deserto de Thar. By w:user:Planemad [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

No país, podemos encontrar savanas, com vegetação rasteira e esparsa e com predomínio de gramíneas. Nas bases do Himalaia, estende-se uma floresta tropical densa e diversa. Também podemos encontrar na região desertos, como o Deserto de Thar, e bosques úmidos, com rica vegetação arbustiva.

Hidrografia

A hidrografia indiana é dividida em dois cursos básicos: um com rios que desembocam no mar da Arábia (oeste), como o Narmada e o Mahi, e outro com rios que desaguam no golfo de Bengala (leste), como o Ganges e o Mahandi.

Rio Narmada. By Rbsrajput – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7550317

Estes rios nascem nas elevadas montanhas do norte e tem o planalto de Decã como principal interflúvio.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Comment

  1. Giane Henrici Reply

    Bom dia Prof.Fernando, agardeço as informações aqui encontradas sobre a india este país que espero um dia conhecer . Acredito que hoje em 2018 já tenha sua graduação como geógrafo e seja atuante no ofício de professor, parabéns!

    Abç!

    Giane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.