Tempo e clima são a mesma coisa?

As mudanças atmosféricas ocorrem muito rapidamente. De um dia para outro, fatores como a pluviosidade, a temperatura e a direção dos ventos podem mudar totalmente. Este conjunto de mudanças repentinas na atmosfera, em um curto período de tempo, é o que chamamos de tempo.

Estas mudanças atmosféricas, porém, podem seguir um determinado padrão, dentro de um ou mais anos. Podemos perceber que, em uma região específica, que pode ser um país, um estado ou até uma cidade, a última década apresentou um índice pluviométrico menor que a década anterior. É a partir desta análise mais ampla que definimos o clima, uma conjunção de fatores dentre os quais podemos citar a inclinação do eixo terrestre ou a concentração de gases do efeito estufa, por exemplo.
Por BCR95 - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39396938
É muito comum fazermos confusão entre os dois termos. Talvez por que eles estejam diretamente relacionados, já que o clima nada mais é que uma análise do tempo em um período temporal maior, como se as variações caóticas do tempo resultassem em uma média: o clima.


Neste ponto, podemos destacar a divisão dos campos de estudo sobre estes dois termos. O tempo é estudado pela meteorologia, enquanto o clima pela climatologia. Enquanto o climatólogo pode estimar com grande precisão as variações climáticas dentro de algumas décadas, um meteorologista dificilmente consegue fazer o mesmo para dentro de alguns dias, pois o tempo é caótico e imprevisível, onde qualquer perturbação mínima na atmosfera pode alterá-lo em larga escala.



Fernando Soares
Fernando Soares

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »