Geografia do Campeonato Brasileiro de Futebol

Fernando Soares de Jesus

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, estudante do curso de graduação em Geografia na UFSC e futuro geógrafo e professor. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

5 Resultados

  1. João disse:

    Bem interessante o post. Parabéns.

  2. João Victor disse:

    Excelente artigo, caro colega de Geografia. No meu primeiro semestre de curso, precisei fazer um trabalho de antropologia cultural, onde meu grupo falaria sobre rivalidades futebolisticas. Como sou de Belém, falamos sobre o RexPa. Foi muito difícil acharmos artigos falando sobre o esporte tanto na Geografia quanto na Antrologia, lembro-me que vi apenas um único trabalho interessante, escrito pelo Roberto Da Mata, mas foi o único mesmo. kkkk.

    Enfim, é bom observar algo entre a geografia e o futebol. Quem sabe, num futuro próximo, lancem uma área como Geografia do Esporte? Já existem tantas ciências por aí ligadas ao futebol, ao Vôlei, ao Basquete, à natação, etc. A ciência geografica deveria se inclinar para esses lados também.

    • haha Realmente, é uma área pouca explorada dentro da Geografia. Mas acredito que possam haver perspectivas, afinal o esporte também implica em uma reorganização das formas espaciais, ao mesmo tempo que ele, em si, tem sua espacialidade. Em relação ao primeiro ponto, tive a felicidade de assistir no último EGAL, em La Paz, uma palestra sobre o estádio Mané Garrincha, em Brasília, e as diferentes incursões da construção dele no espaço. Infelizmente não lembro o nome das palestrantes. Mas foi muito interessante para quem é apaixonado por futebol e por geografia.

      • João Victor disse:

        Poisé, cara. O futebol em sí envolve muitas categorias que a Geografia trabalha, como o Lugar (nos estádios e seus arredores), o Território (das torcidas), a Paisagem (em dia de jogos)… Sem falar nos conceitos mais específicos de geopolítica e geografia econômia que, por exemplo, nós podemos usar para fazermos um paralelo sobre Europa x América do Sul. Onde fatores como a moeda determina, e muito, a perspectivas dos clubes.

        Ainda sou um “calouro” na Geografia. Curso o 3 semestre. E me relaciono pouco com os grupos de pesquisa da minha instituição, no caso a UFPA, por não me encaixar tanto em algumas áreas. Tenho grande facilidade em economia, assim como tenho uma paixão grande pelo futebol, até por isso tenho essa “utopia” dentro de mim; onde eu adoraria que houvesse essa área dentro do curso.

        Parabéns pelo blog!!!
        Li outros textos, como aquele de modelos de produção, e gostei bastante.

Deixe uma resposta