Coreia do Sul – Características gerais, clima, relevo, vegetação e hidrografia

Bandeira da Coreia do Sul

Bandeira da Coreia do Sul

Características Gerais

Capital: Seul;
Área: 100,2 mil km²;
Moeda: Won;
População: 51,6 milhões de habitantes (2016);
Densidade Demográfica: 493 hab./km²;
PIB: 1,5 trilhões;
Idioma: Coreano.

Clima

O clima predominante na Coreia do Sul é do tipo continental (do tipo D na classificação climática de Koppen-Geiger). Este clima, caracterizado pela sua grande variação de temperatura durante o ano, ocorre no norte, próximo da divisa com a Coreia do Norte, e no centro do país.

É comum nestas regiões, nos meses de inverno – que geralmente são relativamente secos em todo o país -, as temperaturas caírem para baixo dos 0º C. Existe a ocorrência de neve nas montanhas T’aebaek.

Se aproximando da costa sul, a amplitude térmica diminui e o clima passa a ser classificado como temperado (do tipo C na classificação climática de Koppen-Geiger). Nos meses frios, as temperaturas ficam baixas (em torno de 2ºC), embora ainda mais altas se comparado com o restante do país.

Nos verões, as temperaturas costumam ser amenas, girando em torno de 25º C em todo território, e a umidade é mais elevada, especialmente na costa sul. É nesta estação do ano em que ocorre o fenômeno das monções no país, responsável por mais da metade da precipitação anual.

Relevo

A Coreia do Sul é um país montanhoso, apesar de nenhum pico do país ultrapassar os 2.000 metros. A principal cordilheira é a T’aebaek, localizada no leste, próximo ao Mar do Japão. Esta cadeia de montanhas segue a linha de costa em sentido norte-sul, adentrando o território da Coreia do Norte e atingindo seu ponto mais alto em uma altitude de 1.700 metros.

Mapa físico da Coreia do Sul

Mapa físico da Coreia do Sul. By Sadalmelik – Own work, CC BY-SA 3.0.

Da cadeia principal, derivam outras, geralmente com orientação diagonal nordeste-sudoeste. Dentre elas, a mais importante são as montanhas Sobaek. Seu pico mais elevado é o Monte Chiri, que atinge cerca de 1.900 metros.

O ponto mais alto do país, porém, fica localizado na ilha vulcânica de Cheju. É o Monte Halla, um antigo vulcão com uma altitude de 1.950 metros em seu cume.

Em seu litoral leste, a Coreia do Sul apresenta uma estreita e retilínea faixa de terras baixas, aprisionada entre o mar e os montes T’aebaek. Na costa oeste, porém, existe uma planície costeira muito mais larga, que se recorta em diversas ilhas.

Vegetação

A vegetação do país varia conforme a latitude. No norte, a floresta temperada é predominante. Encontramos espécies típicas deste bioma, como pinheiros e abetos. É uma floresta com árvores decíduas, ou seja, que perdem suas folhas durante a estação seca.

Já na costa sul, a floresta temperada dá lugar, aos poucos, para árvores de folhas largas e perenes.

As florestas, no passado, já ocuparam dois terços do território sul-coreano. Hoje, com a crescente industrialização e com o aumento da população do país, a proporção de florestas é bem menor.

Hidrografia

As montanhas T’aebaek são o grande divisor de águas da Coreia do Sul. Lá nascem os principais rios do país, entre eles o rio Nakdong, o maior em extensão (523 km).

Localização do Rio Nakdong

Localização do Rio Nakdong. Imagem: Por Amble – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0.

Pela morfologia do país, a maior parte dos rios descem a cordilheira em sentido sul, como o Nakdong, ou oeste, como o Kum, criando planícies em seu entorno. Na face leste, a proximidade da cadeia de montanhas com o mar limita à existência de rios curtos e rápidos.

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.