Bacias hidrográficas brasileiras: Bacia Tocantins-Araguaia

A Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia drena cerca de 11% do território nacional (922 mil km²), sendo a maior bacia localizada inteiramente dentro do país.

A bacia apresenta dois principais rios. O Tocantins, que nasce na região central do estado de Goiás (GO), e o Araguaia, que nasce no sul da divisa entre os estados do Mato Grosso (MT) e de Goiás (GO).

Em Amarelo, Bacia Tocantins-Araguaia. Fonte: Kmusser.

No limite entre os estados do Tocantins (TO), do Pará (PA) e do Maranhão (MA), o Rio Araguaia desemboca no Rio Tocantins, que segue seu curso até sua foz nas proximidades da Ilha de Marajó.

No encontro dos dois rios, está localizada a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal.

Os estados que têm suas águas drenadas pela bacia são: Tocantins (TO), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Pará (PA) e Maranhão (MA), além do Distrito Federal (DF).

Seus afluentes nascem no Planalto Central Brasileiro, em áreas de Cerrado, e seguem em sentido norte, até adentrarem no bioma Amazônia.

O Rio Tocantins apresenta a maior parte do seu leito navegável, mas também é utilizado para produção de energia. É nele onde localiza-se a segunda maior usina hidrelétrica do Brasil, a usina de Tucuruí.

Usina Hidrelétrica do Tucuruí. Por Sócrates Arantes/Eletronorte – Agência Brasil, CC BY 3.0 br.

Sendo uma importante ligação do Brasil Central com o mar, os rios da bacia Tocantins-Araguaia são muito utilizados para o transporte de grãos para os portos do Norte do país. Também são utilizados para o transporte de pessoas.

Leia mais:

Bacia Hidrográfica Amazônica

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.