Afinal, o que é cultura?

No nosso dia-dia é comum nos depararmos com a palavra “Cultura” em telejornais, livros, revistas, escola, enfim. Porém, uma formar de conceptualização dessa palavra pode ser um pouco mais complexa que possamos imaginar.

O termo

Na verdade, o significado da palavra “Cultura” nada mais é do que “Cultivar” e é usado desde muito tempo para indicar diferentes “tipos” de costumes em todo o mundo.

Conceito

O sentido desta palavra pode ser interpretada de diferentes maneiras, porém, em uma forma mais concreta, vemos a cultura como tudo aquilo que é adquirido em vida por uma pessoa ou povo, que vão desde hábitos, dança, religião, até o conjunto de valores éticos que são passados de geração em geração, sendo compartilhados por um grupo de pessoas.

Diferentes culturas em todo mundo

Os costumes contrastantes encontrados em diferentes partes do planeta nos mostram que nenhuma cultura é única ou correta e civilizada, isto acontece desde do homem pré-histórico quando os diferentes valores morais começaram a surgir, a cultura brasileira, por exemplo, é vista como excêntrica pelos povos orientais, assim como os hábitos deles são estranhos para nós, e mesmo nos dias de hoje em um mundo globalizado, existe uma grande discrepância em diferentes modos de vida em diferentes lugares do mundo.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.